Capturar a Essência de um Hotel
Fotografar um hotel é uma arte
Sergio Morais afirma que apesar de fotógrafos experientes conseguirem fazer excelentes fotos naturais quase sem esforço, fotografar hotéis de luxo e resorts requer uma habilidade própria de capturar a mensagem de um lugar, juntamente com a sua beleza - é preciso comunicar uma história dentro da imagem, algo que atrai os espectadores para uma experiência de luxo.
A melhor forma de promover a marca do seu hotel de forma cativante é através da contratação de um fotógrafo de hotel experiente. Um fotógrafo de hotel de luxo pode ajudá-lo a extrair todo o potencial das suas imagens, tornando a sua campanha bem-sucedida e apelativa.
Porquê a Fotografia de Hotel Funciona
Será que as fotografias deslumbrantes dos hotéis fazem tanta diferença?
Acontece que imagens excepcionais valem mais do que o investimento. A primeira maneira como as fotografias atraem a atenção é através da psicologia básica - intuitivamente, as imagens atraem-nos a todos. Pesquisas continuam a confirmar essa inclinação na natureza humana. De acordo com um estudo recente, artigos com imagens recebem 94% mais visualizações do que aqueles sem qualquer visual.
Na indústria de hospitalidade de luxo, uma imagem deslumbrante e cativante agarra e mantém a atenção do espectador.
Além de atrair os espectadores para o seu anúncio ou site, fotografias de qualidade permitem transmitir rapidamente a mensagem da sua marca. Nada comunica a história e os conceitos do seu hotel mais rapidamente ou eficazmente do que uma boa fotografia. Num estudo de 2018, os pesquisadores determinaram que o olho humano processa uma imagem em tão pouco quanto 13 milissegundos. Isso é muito mais rápido do que os cientistas previam anteriormente e confirma o que já sabíamos - podemos julgar uma fotografia em frações de segundo, determinando se estamos ou não interessados em um produto ou história.
O nosso processamento de alta velocidade torna a boa fotografia ainda mais essencial - se um espectador julga o seu conteúdo e imagens em uma fração de segundo, uma fotografia abaixo da média provavelmente não manterá a atenção deles por mais do que um momento fugaz.
A fotografia de hotel também pode capitalizar nas últimas tendências na hospitalidade de luxo. Por exemplo, à medida que a tecnologia se torna um fator cada vez mais essencial em viagens e alojamentos, podemos usar uma sessão de fotos para destacar a inovação do seu hotel. Algumas das tendências que uma campanha visual cativante pode capitalizar incluem:
Tecnologia - À medida que a tecnologia continua a melhorar, a indústria da hospitalidade enfatiza cada vez mais a conectividade e os serviços de alta tecnologia. De aplicativos de hotel que permitem aos hóspedes entrar em contato com os membros da equipa até "quartos inteligentes", o hotel de luxo moderno atrai hóspedes aficionados por tecnologia. Em uma campanha de fotografia, podemos destacar a tecnologia avançada do seu hotel e mostrá-la em ação.
Atrações locais - Os viajantes de hoje querem experimentar a cultura local. Para atrair novos hóspedes para o seu hotel , destacamos as atrações próximas. Ao comercializar a marca do seu hotel, podemos chamar a atenção para as experiências ao redor da sua propriedade, e fotografias de alta qualidade aumentarão o apelo da sua localização.
Design inspirado na natureza - No que diz respeito ao estilo, a indústria da hospitalidade está inclinada para estilos naturais e minimalistas. Quartos simplificados e decoração inspirada na natureza estão na moda, e as cores e designs simples das acomodações de luxo modernas enfatizam a pessoa, em vez do espaço. Um fotógrafo de hotel profissional pode destacar os detalhes e o estilo de um quarto, chamando a atenção para a forma como o seu hotel se encaixa nas últimas tendências de design.
Elementos ecológicos - Cada vez mais empresas adotam práticas sustentáveis, e a indústria de hotéis de luxo não é uma exceção. Os hóspedes estão a começar a prestar atenção às políticas ambientais de um hotel, como a quantidade de água e energia que eles utilizam ou quanto reciclam. Destaque a atenção da sua marca ao meio ambiente através de imagens - destaque os esforços de economia de energia ou produtos recicláveis durante uma sessão de fotos.
Saúde e bem-estar - Outra tendência dos hotéis de luxo é a saúde e o bem-estar. Os hóspedes começaram a cuidar da própria saúde, e a indústria hoteleira está a responder. Spas bem equipados, estúdios de yoga e centros de fitness estão a tornar-se cada vez mais comuns, e diferentes tecnologias, como purificação do ar, água do chuveiro enriquecida com vitaminas e equipamentos de exercício no quarto, estão a tornar-se padrão. Para atrair o público consciente da saúde, use a fotografia de hotel para enfatizar o foco da sua marca na aptidão e bem-estar.
Depois de entender as tendências atuais e o que os hóspedes procuram, pode apresentar sua solução através de uma excelente fotografia. Ao capturar a imagem de um hotel, um fotógrafo de hotel habilidoso atrairá facilmente a atenção para a sua marca - ao destacar os melhores elementos de um hotel ou resort, um fotógrafo experiente pode gerar novo interesse no seu negócio.
Fotografar Hotéis de Luxo
Fotografar um hotel de luxo não é o mesmo que fotografar arquitetura, localização ou outros projetos promocionais - um fotógrafo de hotel deve capturar a história e a emoção por trás de uma marca, juntamente com o design exterior e interior.
Em primeiro lugar, um fotógrafo de hotel trabalha em estreita colaboração com um cliente para realizar a sua visão. Assim como em sessões de retratos, o cuidado com o cliente é crucial em projetos de hotel ou resort - uma vez que o fotógrafo compreende a marca e a visão do cliente, pode começar a capturar a essência e o caráter de um local.
Para representar completamente a beleza e complexidade de um resort ou hotel de luxo, um fotógrafo profissional destaca quatro aspectos distintos - a propriedade, os detalhes, a equipa e a história do hotel.
1- A Propriedade
Ao fotografar um hotel, um dos primeiros passos é capturar a arquitetura exterior e os terrenos. A propriedade é frequentemente a primeira impressão de um hóspede ao aproximar-se do resort - para destacar a sua marca da concorrência, precisa de um fotógrafo que compreenda como representar tanto a beleza como o caráter de um local.
Ao trabalhar na sua propriedade, um fotógrafo qualificado irá capturar os seguintes aspetos:
A arquitetura - As fachadas do seu edifício são uma das primeiras coisas que um potencial cliente notará.
O que torna os seus edifícios distintos de outros resorts e hotéis?
Que iluminação e ângulos criam a composição mais dramática?
Um fotógrafo de hotel especializado fará com que a arquitetura e o exterior da sua propriedade se destaquem da concorrência.
Os terrenos - Os terrenos de um resort contribuem para o seu encanto e caráter. Árvores antigas e majestosas rodeiam o seu hotel?
Um hóspede consegue ver a linha do mar no horizonte?
Talvez a sua propriedade inclua jardins exuberantes com passeios cuidadosamente arranjados, ou pode apresentar uma fonte reluzente esculpida em pedra.
Um fotógrafo de hotel profissional realça as melhores partes do seu paisagismo e terrenos, direcionando a atenção do espectador para alguns dos elementos mais bonitos da sua propriedade.
A placa - Uma fotografia apelativa da sinalização do hotel ou resort é essencial para a sua campanha de marketing. Cada sinal é diferente - alguns têm detalhes e estilo intrincados, enquanto outros adotam uma abordagem mais minimalista. Independentemente do design da sua sinalização, um bom fotógrafo utilizará iluminação e ângulos para criar uma imagem única.
Os arredores - Ao fotografar a propriedade do seu resort, um bom fotógrafo também irá observar quaisquer atrações nas proximidades. Parques exuberantes, lojas únicas, marcos impressionantes - qualquer coisa a uma curta distância a pé da sua propriedade poderia ser uma atração adicional para a sua localização.
Seja o que for que queira enfatizar, um fotógrafo de hotel qualificado capturará a complexidade e personalidade da sua propriedade.
2- Os Detalhes
Quando os hóspedes procuram hotéis ou resorts, estão especialmente interessados nos espaços interiores e nas comodidades.
Um fotógrafo de resort experiente compreenderá como realçar os belos detalhes dos seus edifícios.
Fotografias interiores cativantes destacam as nuances do seu espaço. Por exemplo, se desejar uma imagem que transmita o conforto e a paz dos seus quartos, um fotógrafo de hotel poderá realçar as roupas de cama nítidas e imaculadas e a decoração simplificada. Se o hotel estiver no coração de uma cidade, uma iluminação suave e calorosa pode conferir à sala uma atmosfera elegante, própria da vida noturna.
Alternativamente, se um resort estiver situado num penhasco com vista para a praia, um fotógrafo pode realçar a estética oceânica reluzente e limpa com uma iluminação intensa e uma paleta de cores minimalista.
Ao fotografar os pormenores interiores do seu hotel ou resort, um fotógrafo de hotel deve realçar os seguintes elementos do seu espaço.
Os quartos: Para muitos visitantes, os quartos de um hotel são a atração principal. Qual é a atmosfera do quarto? Está limpo, confortável e elegante? Um fotógrafo de hotel qualificado realçará os adoráveis e únicos elementos nos seus quartos.
O átrio: Uma visão do átrio do seu resort ou hotel pode destacar a sua atenção aos detalhes e estilo. O design é vintage e glamoroso, ou abraça uma estética moderna e simplificada? Ao experimentar com ângulos e composição, um fotógrafo profissional pode tornar o átrio uma receção impressionante e sedutora para o seu hotel.
As áreas comuns: As áreas comuns do seu hotel são outros detalhes essenciais a capturar. Como são as áreas de lounge? A instalação tem uma sala de conferências profissional, uma sala de baile elegante ou um centro de fitness totalmente equipado? Um fotógrafo de hotel pode capturar a emoção em torno de qualquer espaço comum, quer queira transmitir a motivação de um ginásio interno ou o romantismo de um terraço no último piso.
A piscina: Um fotógrafo experiente de hotéis de luxo prestará especial atenção a quaisquer características aquáticas da sua propriedade. Tem uma romântica piscina infinita no último piso, ou talvez uma relaxante banheira de hidromassagem? Talvez o seu hotel disponha de um spa adjacente à piscina, convidando os hóspedes a libertarem o stress durante a estadia. Durante uma sessão de fotos do hotel, um bom fotógrafo captará as características aquáticas refrescantes e convidativas da sua propriedade.
A área de refeições: A sua área inclui um restaurante de serviço completo? Um fotógrafo de hotel saberá como realçar a beleza do espaço em si, não apenas da comida.
Acreditamos ser o fotógrafo de hotel certo, para realçar todos os pequenos detalhes que distinguem o seu hotel de luxo da concorrência.
3- A Equipa
Ao criar um percurso visual de um hotel ou resort, um dos aspetos mais cruciais é a equipa.
À medida que os potenciais hóspedes que procuram um hotel de luxo, estão à procura de uma equipa que esteja presente, seja profissional e complacente. Um bom fotógrafo de hotel irá capturar os seguintes elementos ao tirar imagens cativantes da equipa:
Serviço - Um fotógrafo de hotel experiente procurará cenas dos funcionários em ação. Eles enquadrarão uma foto com um porteiro a manusear habilmente o veículo de um hóspede, ou um concierge a ajudar um casal a decidir onde ir jantar. Independentemente de o membro da equipa trabalhar na receção ou na limpeza dos quartos, um fotógrafo qualificado irá realçar a elevada qualidade do seu serviço.
Emoção - Ao fotografar a equipa de hospitalidade, um fotógrafo de hotel experiente irá capturar a emoção positiva por trás das cenas e interações. Certifique-se de que a equipa aparece sorridente, feliz e à vontade nas fotos - fotógrafos inexperientes podem transmitir involuntariamente sentimentos de stress através de poses ou movimentos pouco naturais.
Profissionalismo - A equipa de um resort de luxo proporciona o mais elevado serviço com a máxima profissionalismo. Um bom fotógrafo de hotel irá enfatizar o profissionalismo da equipa através da composição - uniformes arrumados, trabalho eficiente e expressões amigáveis mostrarão aos potenciais hóspedes que estarão em boas mãos durante a sua estadia.
Os melhores fotógrafos de hotel irão capturar imagens da equipa que sejam positivas e profissionais, e irão chamar a atenção para os muitos serviços que o seu hotel de luxo oferece.
4 - A História
Cada fotografia excepcional conta uma história.
Uma boa fotografia de hotel é visualmente apelativa e atrai os hóspedes para uma narrativa. As fotografias do seu hotel devem comunicar os elementos essenciais da mensagem da sua marca, como elegância, sofisticação, luxo ou glamour.
Quando um hóspede observa uma imagem de um resort, tentará imaginar-se dentro da cena. Para incentivá-los a entrar na história das suas fotos, um fotógrafo de hotel transmitirá alguns dos seguintes aspetos em cada imagem:
Ambiente - Cada hotel de luxo tem um ambiente único. Grande parte disso remete à marca - que mensagem deseja transmitir? Quer realçar a elegância urbana de um hotel no centro da cidade, ou talvez o glamour vintage de um resort histórico? A sua localização é excitante ou relaxante? Para criar imagens com uma história, um fotógrafo de hotel desenhará fotografias que incorporam o ambiente da sua marca, envolvendo os espectadores na experiência do seu hotel.
Atração - O objetivo de um fotógrafo de hotel é realçar os belos detalhes e a atmosfera única que distinguem a sua propriedade. Uma fotografia de hotel cativante e atrativa criará um desejo no espectador. Em fotografias que geram emoção, os espectadores tentarão imaginar-se dentro da cena. O objetivo da excelente fotografia de hospitalidade é gerar uma resposta emocional, envolvendo o espectador na foto e na história que a rodeia.
Ao fotografar as nuances de um hotel ou resort, um fotógrafo habilidoso tirará fotografias com e sem modelos. Embora os modelos sejam úteis para gerar emoção e criar uma história, os espectadores também desejam ver o espaço sem distrações. Quando os potenciais hóspedes visualizam as suas fotografias, desejam uma visão clara das diversas comodidades que proporciona.
Trabalhe com um Fotógrafo Profissional de Hospitalidade
A fotografia de hotel de luxo oferece à sua marca a oportunidade de realçar as qualidades únicas da sua propriedade. No entanto, uma excelente fotografia de hospitalidade deve ser impactante e envolvente — a pós-produção e a edição não conseguem transformar uma foto sem graça em excepcional. Para capturar verdadeiramente o apelo e a história de um hotel de luxo, é necessário trabalhar com um profissional.
Sergio Morais é um fotógrafo com provas dadas em colaboração com os principais grupos hoteleiros, e a sua experiência tornou-o especialmente qualificado para fotografar a hospitalidade de luxo.
A especialidade de Sérgio Morais é transmitir a autenticidade de um hotel e a sua imagem de luxo. Para capturar adequadamente a história de um hotel, um bom fotógrafo trabalhará em estreita colaboração com o cliente para compreender a sua visão. A equipa de Sérgio Morais está disposta a fazer o necessário para captar a essência do luxo por trás da sua marca de hotel.
Dê o primeiro passo para capturar a história do seu hotel — entre em contacto com Sérgio Morais e conversem sobre o seu projeto hoje.
Thank you!