Como escrever os votos de casamento
Os votos matrimoniais declarados pelo casal durante a cerimônia são as promessas ou afirmações do par para o seu futuro. Mas, como escrever os votos do casamento? Nove dicas de ouro para que se inspirem e coloquem em palavras o vosso amor.
Se estão prestes a subir no altar, mas ainda não têm os votos, essas dicas são para vocês!
1. Comecem a fazer os votos de casamento com antecedência
Não deixem para escrever os votos para casamento no último minuto. A pressão que virá com o pouco tempo para finalizá-lo não ajudará em nada, e é preciso ter uma pausa para que as palavras certas apareçam. A primeira dica é começar a escrever com antecedência. Quanto tempo? Depende de cada pessoa. É preciso que se sintam livres para tomar o tempo necessário para escrever os votos da noiva para o noivo, e o mesmo do noivo para a noiva. Se a inspiração chega de forma lenta, comece a escrever de três a um mês antes do dia do casamento. Mas se você é uma pessoa que prefere escrever de uma só vez quando chega a inspiração, três semanas antes podem ser suficientes. O importante é que tenham tempo suficiente para não se sentirem pressionados(as), e terminem por escrever de qualquer jeito.
2. Relato da trajetória do relacionamento
Quando as palavras fugirem, não se forcem a colocar no papel coisas sem significado. Uma ideia que irá abrir as portas da inspiração é relembrar toda a história de amor de vocês. Pensem em quando se conheceram, quando perceberam que havia "algo mais". Façam uma trajetória desse amor, experimentando contar os momentos mais inesquecíveis de cada fase, em ordem cronológica. Vocês sabem muito bem os detalhes, do primeiro beijo ao momento do pedido e, com certeza, será lindo compartilhar com os convidados a emoção desses dias. Tentem descrever esses momentos de forma resumida nos votos para casamento.
3. Os motivos que os fizeram se apaixonar
As ideias para os votos de casamento não estão tão longe de vocês: que tal olhar para a própria história do casal? Escrevam as características mais marcantes que fizeram vocês se apaixonarem e que os mantêm apaixonados(as) a cada dia. Tudo o que faz do seu par... o par perfeito para você! E não significa falar apenas das qualidades. Também podem falar sobre aqueles pequenos defeitos que, apesar de tudo, merecem ser lembrados, já que fazem parte da personalidade da pessoa que te conquistou. Na verdade, são os "defeitinhos" que consquistam! Mas tenha delicadeza para escrever. Mostre que você ama todas as partes da pessoa a quem dirá "sim, eu aceito", isso é amor.
4. Não se apeguem ao tamanho
Não há nenhuma regra ou protocolo sobre a extensão dos votos de casamento. Um texto belo e romântico pode ser tanto curto quanto longo. É preciso colocar no papel o necessário para transmitir os seus sentimentos de forma sincera, sem pensar no tamanho do texto! Às vezes uma pequena frase proporciona mais impacto do um texto enorme. Atenham-se ao que estão sentindo no momento em que escrevem, deixem que o amor tome conta das palavras.
5. Utilizem outros textos inspiradores
Usem as inspirações de grandes escritores, compositores, poetas ou até votos de casamento de filmes para conseguirem organizar os seus sentimentos no papel. Às vezes a letra de uma música ou um poema parecem ter sido escritos especialmente para descrever o relacionamento de vocês e, com certeza, isso trará muita inspiração. Podem recorrer aos grandes mestres da literatura e outros artistas para fazer os votos do casamento. Mas lembrem-se: nada de copiar, apenas se inspirar!
6. Comprometa-se com o futuro
Reflitam sobre o futuro que sonham para vocês e repitam em voz alta tudo aquilo que desejam para a vida a dois. Esses desejos podem e devem fazer parte dos seus votos matrimoniais. Declamem o comprometimento que querem ter para essa nova vida pós-casamento. Essa será uma forma de mostrar que estão comprometidos com seus próprios sentimentos e os sentimentos da pessoa amada. As juras de amor da época do namoro agora podem ser relembradas e reafirmadas.
7. Preservem a intimidade de vocês
Ainda que queiram expressar da forma mais transparente todo o carinho e paixão que possuem, é importante lembrar também que, nesses votos, a vida íntima pode ser preservada com um pouco discrição. Lembrem-se de que irão ler na frente de todos os seus convidados essas palavras, incluindo os familiares. É preciso saber o limite do que dizer sobre o seu par diante de tantas pessoas, ainda que elas façam parte do seu círculo.
8. Não tenham vergonha de serem intensos
Reservados, sim, mas nunca envergonhados de expor o amor que sentem! Acreditem: o momento dos votos do casamento é um instante mágico e, como tal, ele merece uma declaração de amor emocionante à altura. Não tenham vergonha de escrever com sentimento e emoção, permitindo que seu coração seja o guia. Demonstrem o quanto estão felizes em construir uma família e uma vida plena ao lado desta pessoa. Não censurem o seu próprio romantismo!
9. Perguntas que irão ajudar a escrever os votos do casamento
E, para arrematar, nos dias em que a inspiração for embora, uma maneira fácil para começar a escrever os votos de casamento é fazer essas perguntas e respondê-las no papel.
1. Por que o(a) considero o amor da minha vida?
2. Por que me esforço para ser melhor ao seu lado?
3. O que eu posso prometer para sempre no nosso relacionamento?
4. Quando ele(a) estiver triste, o que eu posso fazer?
5. Quais são os momentos em que ele(a) me fez e me faz rir?
6. Como ele(a) me fez sentir quando eu o conheci?
7. Quando eu soube que não poderia viver sem ele(a)?
8. Por que combinamos tão bem?